Pilares de acção e suporte

A salvaguarda, valorização e dinamização do património é um objectivo que só pode ser alcançado através de uma sistematização de acções em contínuo que obriga, para o seu sucesso, à formulação de um programa estratégico de fundo, de um quadro estrutural definidor de componentes, objectivos parciais e suas correspondentes actividades, de uma planificação de acções com coerência, e de um quadro de cooperação interligando e dinamizando as entidades responsáveis e as partes interessadas (stakeholders). Conjuntamente, estes conformam os pilares de acção e suporte.

O seu sucesso depende também de medidas de acompanhamento, monitorização, avaliação e reporte, sejam elas tomadas de modo pontual ou esporádico, sejam de modo intercalar ou final, sectorial ou global.

Tais medidas permitem implementar uma disciplina de trabalho e criar oportunidades para se ir ajustando o plano de trabalho conforme os desenvolvimentos havidos, e promover os factores de flexibilidade, ajustamento, e progressivo melhoramento, visando incrementar os factores de eficiência e eficácia.

A enorme diversidade de disciplinas e sectores económicos abrangidos naquele objectivo, obriga a que tal programa e plano de acção tenham por base os seguintes:

No plano internacional

(a) O conhecimento das Convenções Internacionais (particularmente aquelas ratificadas por Moçambique) com incidência ou impacto das questões do património.

(b) O conhecimento das Recomendações e Orientações Técnicas e Profissionais que conformam o quadro referencial e metodológico da prática museológica.

No plano nacional

(a) O conhecimento das Leis e das Políticas nacionais com incidência ou impacto nos objectivos pretendidos e nas actividades propostas, e que conformam o normativo jurídico e legal vigente e aplicável.

(b) O conhecimento das Autoridades e das Instituições Públicas com acção relevante nos objectivos pretendidos.

(c) O conhecimento dos Programas Estratégicos Nacionais, centrais ou sectoriais, com incidência ou impacto nos objectivos e  actividades propostas

No plano da cooperação e da capacitação

A constituição de plataformas de cooperação, agregando parceiros estratégicos para o desenvolvimento, dinamizando sinergias e o alinhamento de orientações estratégicas e programáticas com e entre eles, promovendo a constituição de Fornecedores Oficiais e Patrocinadores Oficiais, e estimulando o Mecenato nas suas várias dimensões: social, cultural, científico e ambiental.