Manuel António Alculete Lopes de Araújo nasceu a 11 de Outubro de 1970 em Quelimane, capital da Província da Zambézia, em Moçambique.
Cursou o ensino primário e secundário na sua cidade natal, tendo depois seguido para a cidade de Maputo onde estudou relações internacionais no então Instituto Superior de Relações Internacionais, agora a actual Universidade Joaquim Chissano. Posteriormente, iniciou o seu mestrado profissional ("Estudos de Políticas") na Universidade do Zimbabué (University of Zimbabwe), concluindo a pós-graduação na Universidade de Fort Hare (University of Fort Hare), e mestrado académico em economia ("Estudos de Desenvolvimento") na Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres (School of Oriental and African Studies of the University of London). Completou o seu doutoramento em economia na Universidade da Anglia Oriental (University of East Anglia).
Leccionou em várias escolas, institutos, e universidades moçambicanas, incluindo na Escola Secundária 25 de Setembro, na Escola Secundária Francisco Manyanga, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, na Universidade Joaquim Chissano, na Universidade de Maputo, e na Universidade Politécnica.
É membro fundador da Associação Bons Sinais.
Prossegue uma carreira política, e é actualmente o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane.
Manuel de Araújo é casado e tem quatro filhos.